
Mercados Internacionais
Esta manhã os futuros norte-americanos e europeus recuam ligeiramente, depois dos fortes ganhos registados ontem devido às esperanças de negociações com o Irão.
Banco do Japão decide manter as taxas de juro inalteradas
O Banco do Japão (BoJ) manteve a sua taxa de juro de curto prazo em 0,50%, como previsto, com uma votação de 8-1. O banco delineou um plano para reduzir gradualmente as compras de JGB – uma redução de 400 mil milhões de ienes por trimestre até ao primeiro trimestre de 2026, seguida de 200 mil milhões de ienes por trimestre até ao primeiro trimestre de 2027.
Calendário económico
O principal relatório macroeconómico de hoje será a divulgação dos dados das vendas a retalho dos E.U.A. para maio. Os economistas esperam uma queda de até 0,5% MoM, em comparação com um aumento de 0,1% MoM em abril.
Mais tarde, será também publicado o relatório da produção industrial para maio, que deverá aumentar em 0,1% MoM, em comparação com 0,0% MoM em abril.
Não obstante, a situação no Médio Oriente continua a ser um tema a acompanhar de perto. Os EUA têm apelado às conversações e estão a tentar chegar a um cessar-fogo através da via da diplomacia.
XTB/RÁDIOILHÉU