
Mercados Internacionais
Os índices em Wall Street voltaram a entrar em sell-off depois de Donald Trump ter imposto restrições à venda de chips H20, da Nvidia, à China:
· Nasdaq: -3,1%
· S&P500: -2,25%
· DJIA: -1,7%
· Russell 2000: -1%
No entanto, esta manhã os futuros dos índices norte-americanos estão a ser negociados em terreno positivo
Os avanços nas negociações comerciais entre os Estados Unidos e o Japão suscitaram entusiasmo em toda a região da Ásia-Pacífico. Os índices estão a ser negociados em terreno positivo:
· HSCEI da China: +1,2%
· Nikkei 225 do Japão: +0,85%)
· Kospi da Coreia do Sul: +0,8%
· S&P/ASX 200 da Austrália: +0,64%
Calendário económico
Esta quinta-feira, os investidores vão voltar a estar focados nos dados macroeconómicos e na decisão do Banco Central Europeu. Após a queda inesperadamente elevada dos preços da energia na Alemanha, a sessão na Europa centrar-se-á na decisão política do Banco Central Europeu, que deverá baixar todas as taxas de juro diretoras em 25 pb.
Os investidores acompanharão atentamente a conferência de imprensa do Presidente do BCE, à procura de novas narrativas sobre o crescimento da zona euro, bem como sobre as perspetivas de incerteza tarifária.
Nos EUA, por outro lado, aguarda-se a publicação do índice Philly Fed (Philadelphia Fed Manufacturing Index – Índice de Fabricação da Filadélfia) para a indústria transformadora, que deverá registar uma queda significativa.
Presume-se que os dados relativos aos pedidos de subsídio de desemprego mantenham o nível da semana passada.
XTB/RÁDIOILHÉU