XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 17 de Abril de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
429views

Os índices da Ásia-Pacífico voltaram a recuar após o fraco desempenho registado pelos pares em Wall Street, ontem. As yields a 2 anos atingiram os 5%, na sequência dos comentários do Presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, que afirmou que os dados mais recentes mostram que o progresso da redução da inflação nos E.U.A. se tinha desvanecido.

O dólar americano está a valorizar há 5 dias desde 2022 e as yields a 10 anos atingiram novos máximos deste ano.

Comentários Hawkish de Powell fazem recuar os mercados

Ontem, Jerome Powell foi hawkish, afirmando que “se a inflação mais elevada persistir, a Fed pode manter a taxa atual enquanto for necessário” e que “os dados recentes mostram falta de progressos adicionais em matéria de inflação”.

Também Barkin, da Fed, disse que os dados do IPC não “apoiam” o cenário de soft landing, e é sensato que o Fed leve o seu tempo na decisão de reduzir os juros.

Calendário económico: Dados finais da inflação na Europa em destaque

Esta sessão será pouco preenchida em termos de divulgação de dados macroeconómicos.

Os investidores vão estar atentos aos resultados da inflação medida pelo IPC na Zona Euro. Espera-se que a taxa de inflação geral fique nos 2,4%, enquanto a inflação subjacente deverá permanecer nos 2,9%. 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.