Mercados Internacionais
As ações asiáticas estiveram a ser negociadas em terreno positivo esta madrugada, lideradas pelo índice Hang Seng de Hong Kong e pelo CHN.cash da China, ambos registaram subidas superiores a 2,5%. O Nikkei 225 do Japão registou uma subida de 0,6%, sendo o AU200 o índice com pior desempenho (+0,13%)
Durante a sessão de ontem, a ASML apresentou os seus resultados do último trimestre e reviu em baixa as previsões sobre as vendas, causando um sell-off no setor dos chips. As ações da empresa holandesa nos EUA caíram 16% durante a noite, arrastando também outros gigantes da tecnologia como a NVIDIA (-4,7%).
Dados sobre a inflação no Reino Unido, habitação no Canadá e discurso de Lagarde em destaque
O calendário económico de hoje será marcado pela publicação de vários dados importantes, bem como declarações de membros dos bancos centrais, com especial destaque para o Reino Unido, os Estados Unidos e a Zona Euro. Os principais destaques incluem os dados da inflação do Reino Unido, o início da construção de habitações no Canadá e os números do comércio dos EUA, bem como os discursos dos responsáveis da Reserva Federal e do Banco Central Europeu.
Os dados do Índice de Preços no Consumidor (IPC) e o IPP no Reino Unido para setembro acabaram por sair abaixo das expectativas do mercado, dando assim mais motivos ao Banco de Inglaterra para reduzir as taxas de juro.
Nos EUA e no Canadá, os dados relativos ao início da construção de habitações em setembro e os dados relativos ao comércio darão uma ideia da saúde do mercado imobiliário e do comércio internacional. O saldo do orçamento federal para setembro é também importante, com uma previsão de 61,0 mil milhões de dólares em comparação com os anteriores -380,0 mil milhões de dólares, o que poderá indicar uma mudança significativa na posição fiscal.
Em relação aos earnings em Wall Street, os destaques vão para os resultados da ASML Holding, Abbott Laboratories, e Morgan Stanley.