
Mercados Internacionais
Os mercados asiáticos encerraram a semana com resultados mistos, influenciados pelo desempenho moderado de Wall Street na noite anterior:
· O índice Hang Seng, de Hong Kong, registou uma queda superior a 1%, pressionado pela queda de mais de 5% da Alibaba, após resultados dececionantes no quarto trimestre.
· Os mercados da China continental recuaram, com o Shanghai Shenzhen CSI 300 e o Shanghai Composite caindo cerca de 0,4% e 0,3%, respetivamente.
· No entanto, as ações australianas tiveram um desempenho superior, subindo 0,7% com as expectativas de um corte nas taxas do banco central.
Os futuros das ações dos EUA estão a ser negociados de forma moderada, com os futuros do S&P 500 a recuarem 0,1%, à medida que a recuperação no início da semana impulsionada pelos novos anúncios sobre um acordo comercial entre os EUA e a China.
Ainda assim, os operadores estão cautelosos com a possibilidade de a recuperação ter sido exagerada, devido às preocupações com a evolução da situação tarifária após o período de redução de 90 dias. Os mercados obrigacionistas encontraram voltaram a recuar, depois dos preços ao produtor nos EUA na quinta-feira.
Calendário económico
O calendário económico de hoje será marcado pela publicação de dados importantes sobre o mercado imobiliário dos EUA e indicadores de confiança do consumidor, juntamente com as previsões económicas da UE e os números da balança comercial.
Os mercados estarão atentos à confiança do consumidor de Michigan e às expectativas de inflação para obterem informações sobre como os recentes desenvolvimentos comerciais podem estar a afetar as perspetivas dos consumidores, especialmente após os dados mistos do PPI divulgados ontem.
XTB/RÁDIOILHÉU