Mercados Internacionais
Os índices Nasdaq-100 e S&P 500 terminaram a sessão de segunda-feira em alta. Ainda assim, os ganhos foram dominados pelas empresas mais pequenas, com o índice Russell 2000 fechou a sessão com ganhos superiores a 2,15%, perto dos 2210 pontos. Os ganhos foram impulsionados pela crescente especulação sobre a vitória de Trump nas eleições de novembro e o primeiro corte nas taxas de juro em setembro.
Apesar do sentimento positivo registado pelos pares norte-americanos, os índices europeus estão a ser negociados em baixa, ainda que a escala dos movimentos seja pequena.
Calendário económico – Vendas a retalho nos EUA
O calendário macro continua relativamente vazio para os investidores do mercado europeu. No entanto, na segunda metade do dia, os investidores vão acompanhar a publicação de vários dados importantes dos EUA e do Canadá.
O principal evento do dia será o relatório sobre as vendas a retalho dos EUA, que será publicado às 14:30. Os economistas esperam novos sinais de fraqueza no lado do consumidor americano. Espera-se que as vendas mensais sejam de -0,3% para a medida principal, e que as vendas excluindo veículos automóveis permaneçam inalteradas em 0,0%. A menos que os dados mostrem uma quebra significativa abaixo das expectativas, a estabilização no setor do consumo é bastante desejável pela Fed, após um mercado surpreendentemente forte nos últimos três anos.
Ao mesmo tempo, também será publicado o relatório do IPC do Canadá para junho. As expectativas apontam para uma ligeira descida da inflação anual para 2,8% em termos anuais, em comparação com 2,9% em termos anuais no mês anterior. Esta será a última leitura do IPC antes da decisão da taxa de juros do Banco do Canadá em 24 de julho de 2024.