Mercados Internacionais
A sessão da Ásia-Pacífico está a ser marcada por novos ganhos, na sequência do bom desempenho registado ontem pelos pares norte-americanos com o SP500 a atingir novos máximos históricos. Os índices como o Nikkei225, KOSPI, AUS200, e o MSCI Singapore Index estão a valorizar. À exceção dos índices chineses, que estão a sofrer uma queda na ordem dos 1,50-1,70%.
Os ganhos nos índices dos EUA foram impulsionados pelo entusiasmo pelas ações de semicondutores, incluindo NVIDIA (+2,4% para $138), ASML (+3,75%) e ARM (+6,84%).
Petróleo volta a entrar em sell-off
O petróleo WTI aprofundou as quedas ontem (-4%) e durante esta manhã, estando neste momento a recuar mais de 1,20% e a atingir a marca dos US $ 71 por barril hoje. A queda foi impulsionada pela declaração de Netanyahu de que Israel atacaria alvos militares iranianos em vez de alvos nucleares ou petrolíferos, sugerindo um contra-ataque mais limitado para evitar uma guerra em grande escala.
Relatórios sobre os dados da inflação de setembro na Europa e no Canadá
O calendário macroeconómico para hoje centra-se principalmente nos relatórios de inflação dos países da União Europeia e do Canadá. No entanto, os investidores americanos também estarão atentos aos últimos relatórios relacionados com os resultados trimestrais das empresas americanas.
Esta manhã serão publicados os dados do IPC (Índice de Preços do Consumidor) da União Europeia, incluindo a Polónia, Eslováquia, França e Espanha. As expectativas são de 1,2% em relação ao ano anterior, para a França, e 1,5% em relação ao ano anterior, para a Espanha, reforçando o cenário de baixa das pressões nos preços. Em contrapartida, a inflação na Polónia deverá aumentar de 4,3% em agosto para 4,9% em termos anuais. Na segunda parte do dia, são divulgados os dados do IPC do Canadá, com expectativas de uma leitura de setembro de 1,8% em termos anuais, em comparação com 2,0% em agosto.
Os investidores também estarão interessados no mercado de ações, uma vez que antes da abertura da sessão em Wall Street, empresas como a Johnson & Johnson, Citigroup, Bank of America, LVMH, Goldman Sachs e UnitedHealth Group vão publicar os seus resultados trimestrais. Após o fecho da sessão, teremos os resultados da Interactive Brokers e da United Airlines.