XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 15 de Janeiro de 2025

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
83views

Os mercados asiáticos negociaram cautelosamente em alta, à medida que os investidores aguardavam os  principais dados de inflação dos EUA: 

– O KOSPI manteve-se resistente, com uma subida de 0,3%, à medida que se aguarda um corte de  25 pontos base nas taxas pelo Banco Central da Coreia do Sul na quinta-feira (16), no meio de  desafios económicos e incerteza política. 

– Os mercados de capitais sul-coreanos registaram a maior saída de capitais estrangeiros desde  março de 2020, no valor de 3,86 mil milhões de dólares em dezembro, devido à turbulência política. 

O iene japonês valorizou 0,4% após o governador do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, ter indicado a  possibilidade de aumentos das taxas na reunião da próxima semana, citando perspetivas positivas de  crescimento dos salários. O BoJ acabou com as taxas negativas em março de 2024 e aumentou as taxas  para 0,25% em julho, com os mercados a preverem agora um maior aperto, uma vez que a inflação se  mantém acima dos 2%. 

O dólar manteve-se abaixo dos máximos de dois anos, à medida que os mercados antecipavam os dados  da inflação dos EUA e as perspetivas da política da Reserva Federal dos EUA.  

O ouro foi negociado estável em 2.675,90 dólares americanos, com os comerciantes à espera dos dados  do CPI dos EUA, embora os números mais suaves do PPI tenham fornecido algum suporte. O cobre recuou  0,6% para 9.101,50 dólares, apesar do recorde de importações chinesas em dezembro, com os mercados  a avaliarem o impacto potencial das medidas tarifárias planeadas por Donald Trump. 

Os preços do petróleo estabilizaram com o Brent a 79,95 dólares e o WTI a 76,45 dólares, aproximando se dos máximos de quatro meses, devido ao impacto das sanções russas. Os dados da API mostraram  que as reservas de petróleo bruto dos EUA caíram 2,6 milhões de barris na semana passada, enquanto  as reservas de gasolina aumentaram 5,4 milhões de barris. 

A Nippon Steel está a tentar cooperar com a nova administração Donald Trump para salvar a sua aquisição  da U.S. Steel, no valor de 15 mil milhões de dólares, após a rejeição por parte de Joe Biden.  

Calendário macro para a sessão de hoje: 

As previsões apontam para uma subida da inflação global dos EUA de 2,7% para 2,9%, enquanto a inflação  subjacente deverá manter-se estável em 3,3%.  

Além do foco do mercado, os principais bancos dos EUA, incluindo o JPMorgan, o Citigroup e o Wells  Fargo, iniciam a temporada de lucros do quarto trimestre, fornecendo um indicador importante das  condições económicas (tendências dos empréstimos, receitas comerciais e o impacto de taxas mais  elevadas). Isto acontece num momento em que o dólar se mantém abaixo dos máximos de dois anos e os  rendimentos do Tesouro recuam, enquanto os preços do petróleo oscilam perto dos máximos de quatro  meses devido ao impacto das sanções russas. 

Principais dados a divulgar (GMT) 

07:00 – Inflação do Reino Unido: 
● CPI YoY – Previsão: 2,6%, Anterior: 2,6%

Destaques da manhã 

● CPI básico (YoY) – Previsão: 3,4%, Anterior: 3,5% 07:45 – Inflação em França (dezembro): 

● CPI YoY – Previsão: 1,3%, Anterior: 1,3% 

08:00 – Inflação em Espanha (dezembro): 

● Core CPI YoY – Previsão: 2,6%, Anterior: 2,4% 

10:00 – Produção Industrial da Zona Euro (novembro): 

● MoM – Previsão: 0,3%, Anterior: 0,0% 

● YoY – Previsão: -1,9%, Anterior: -1,2% 

13:30 – Inflação dos Estados Unidos (dezembro): 

● CPI YoY – Previsão: 2,9%, Anterior: 2,7% 

● Core CPI YoY – Previsão: 3,3%, Anterior: 3,3% 

● CPI MoM – Previsão: 0,4%, Anterior: 0,3% 

15:30 – Situação do Petróleo EIA dos EUA: 

● Inventários de petróleo bruto – Previsão: -3.500M, Anterior: -0.959M ● Stocks de gasolina – Previsão: 2.670M, Anterior: 6.330M ● Stocks de destilados – Previsão: -1.000M, Anterior: 6.071M 

Oradores dos Bancos Centrais 

08:00 – Vice-Presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos 15:00 – Neel Kashkari (Fed) aborda as perspetivas económicas 16:00 – John Williams (Fed) discute a política monetária

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.