XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 15 de Janeiro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
236views

Os índices da Ásia-Pacífico estão a ter uma sessão mista. Os índices chineses estão a descer cerca de 0,30-0,80%. O índice japonês Nikkei 225 está em alta de 0,90%, o coreano Kospi está a recuar 0,20%, enquanto o australiano S&P ASX 200 está a subir cerca de 0,10%.

Na Europa, os índices estão a ser negociados em terreno negativo, embora a escala dos movimentos seja pequena. O CAC segue a desvalorizar 0,2%, seguido do DAX que segue a desvalorizar 0,15%.

Resultado das eleições de Taiwan

Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista, venceu as eleições presidenciais de 2024 em Taiwan no sábado com 40% dos votos, mas o partido no poder não conseguiu manter uma maioria parlamentar. Nenhum partido tem uma maioria absoluta, com o Kuomintang a ter 52 lugares, mais um do que o DPP.

Ainda assim, o porta-voz da Casa Branca felicitou o partido vencedor. É importante notar que as eleições em Taiwan foram acompanhadas de perto dada a relevância do país no setor dos semicondutores e devido às tensões geopolíticas que se têm sentido em várias partes do globo.

Calendário económico – Relatório do IPC na Zona Euro

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, disse numa entrevista no sábado que o banco central terá todos os dados essenciais até junho para tomar uma decisão de começar a reduzir os juros. 

O calendário económico para o dia de hoje encontra-se pouco preenchido e espera-se que a liquidez nos mercados seja limitada, devido ao feriado nos EUA para as celebrações do Dia de Martin Luther King Jr.

Ainda assim, durante esta manhã serão conhecidos vários dados na Zona euro, nomeadamente os dados sobre a inflação.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.