Os índices de Wall Street terminaram a sessão de ontem em terreno positivo – o S&P 500 e o Nasdaq 100 subiram entre 0,90-1,00%. O US500 voltou a fechar acima dos 5000 pontos.
Os índices da Ásia e do Pacífico estiveram a ser negociados de forma mista- o Nikkei manteve-se lateral, o S&P/ASX 200 australiano valorizou 0,34%, enquanto os índices chineses perderam entre 0,20-0,40%.
Economias começam a dar sinais claros de abrandamento
Os dados referentes à economia no Japão do PIB do último trimestre de 2023 foram piores do que o esperado.
No início desta manhã também foram conhecidos os dados do Reino Unido, onde o relatório do PIB também foi pior do que o esperado. À semelhança do Japão, o Reino Unido, ambos se encontram em recessão técnica após dois trimestres negativos consecutivos.
Calendário económico: Vendas a retalho nos EUA no centro das atenções
A sessão de hoje será marcada pela publicação das vendas a retalho, produção industrial de janeiro, bem como os indicadores regionais de fevereiro, que serão publicados antes da abertura do mercado.
O relatório mais importante será, sem dúvida, o das vendas a retalho, uma vez que os dados mais recentes têm mostrado sinais claramente positivos sobre o consumo. No entanto, espera-se que os dados de janeiro mostrem uma diminuição em termos mensais e um aumento menor em termos homólogos.