XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 15 de Abril de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
439views

Esta manhã o sentimento nos mercados está a melhorar. Os índices asiáticos estiveram a ser negociados em terreno positivo na sua generalidade.

Mercados ignoram os ataques do Irão a Israel durante o fim-de-semana

No domingo, o Irão levou a cabo o ataque de mísseis de retaliação que tinha sido anunciado na semana passada em resposta a um ataque israelita a um consulado iraniano em Damasco, que matou sete membros do IRGC, incluindo dois generais responsáveis pela direção de operações na Síria e no Líbano, bem como seis outras pessoas. Este foi o maior ataque com drones dos últimos anos.

Em resposta ao aumento das tensões no Médio Oriente, vemos os preços do ouro a subir (+0,50%, atingido a marca dos 2350 USD). No entanto, o petróleo (Crude) segue estável a valorizar cerca de 0,25-0,40% para 85 USD.

Calendário económico: Earnings em Wall Street

Os resultados trimestrais das empresas em Wall Street continuam em destaque esta semana, com o foco a continuar a ser dominado pelas empresas do setor financeiro. Esta semana serão conhecidos os resultados do Goldman Sachs e Morgan Stanley, entre outros, como os resultados da Netflix e da TSMC.

Para além dos earnings, os comentários dos membros da FOMC também podem trazer momentos de maior volatilidade para os mercados. Os últimos dados sobre a inflação estão a preocupar os mercados sobre o exato momento em que os juros poderão baixar.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.