Mercados Internacionais
A sessão asiática de terça-feira traz uma melhoria no sentimento, após a onda de medo que tomou conta das negociações de ontem no mercado de ações. O índice CHN.cash está a valorizar 2,5% hoje. Apesar da falta de informações detalhadas da China, é a situação técnica em Wall Street que está a sustentar as negociações asiáticas de hoje.
O índice US100 conseguiu fechar as negociações de ontem acima da média móvel exponencial de 100 dias, que constitui um importante ponto de apoio para a tendência geral de alta a médio prazo. A situação é semelhante para os índices US500 e US2000, onde a procura conseguiu defender as médias móveis exponenciais (MMEs) de 100 e 200 dias, respetivamente.
O dólar americano abrandou o ritmo dos seus aumentos após a notícia de que os conselheiros da nova equipa económica de Donald Trump estão a considerar a introdução gradual de tarifas, aumentando-as mensalmente. A notícia centrou-se num plano para aumentar as tarifas entre 2% e 5% por mês. A imposição mais lenta de tarifas visa reforçar a posição negocial de Donald Trump, minimizando o risco de uma subida súbita da inflação.
No mercado cambial, o iene japonês está atualmente a ter o pior desempenho. A moeda perdeu terreno apesar de Ryozo Himino, do Banco do Japão, ter anunciado que o banco central japonês irá debater um aumento da taxa de juro na sua reunião de 23 e 24 de janeiro, tendo em conta as novas previsões trimestrais de crescimento e inflação.
A Bitcoin está a recuperar terreno hoje e está de volta acima dos 94 500 dólares, depois de ontem ter perdido até 5% e ter ido abaixo dos 90 000 dólares.
No mercado de matérias-primas, observamos atualmente quedas de cerca de 2% no NATGAS, de 0,4% nos preços do petróleo bruto WTI e de cerca de 0,2% nos preços do ouro.
Calendário macro para a sessão de hoje:
O calendário económico para a sessão de hoje inclui os dados do PPI dos EUA. Os discursos programados de John Williams e Jeffrey Schmid da Reserva Federal dos EUA também poderão suscitar o interesse dos investidores.
– 07h35, Discurso de Philip R. Lane do Banco Central Europeu
– 13h30, EUA: PPI Y/Y Dezembro (Anterior: 3.0% Previsão: 3.4%) e PPI M/M Dezembro (Anterior: 0.4% Previsão: 0.3%)
– 15h00, EUA: Discurso de Jeffrey Schmid da FOMC
– 20h00, EUA: Discurso de John Williams da FOMC
XTB/RÁDIOILHÉU