Os índices de Wall Street terminaram a sessão de ontem sem sell-off, após os dados do IPC que saíram acima do esperado – tanto o S&P 500 como o Nasdaq 100 perderam cerca de 1,50%. O Dow Jones chegou a registar a pior sessão desde Março de 2023.
No entanto, os índices da Ásia e do Pacífico registaram ganhos durante esta madrugada: o Nikkei subiu 0,20%, o S&P/ASX 200 australiano fechou com ganhos de 0,90% e os índices da China valorizaram cerca de 0,25-1,00%.
Inflação nos EUA surpreende pela negativa
O dia de ontem foi marcado pelos resultados do IPC, que mostrou que a inflação nos EUA está a abrandar muito menos do que o esperado.
● IPC subjacente: 3,9% A / A; previsão 3,7% A / A; anterior 3,9% A / A;
● IPC: Geral 3,1% A.A.; previsão 2,9% A.A.; anterior 3,4% A.A;
Estes dados são consequência dos dados mais recentes que têm sido publicados sobre a economia americana que têm mostrado sinais de recuperação na atividade económica.
Na semana passada, os dados do ISM também tinham dado sinais de que poderia voltar a existir pressões sobre os preços, uma vez que um dos sub-índices tinha mostrado que os preços pagos na indústria estavam novamente a aumentar.
Os dados do IPC em geral são maus, pois afastam o cenário de redução dos juros nos EUA. Neste momento, as probabilidades são muito baixas para que os juros comecem a baixar durante o 1º semestre. Ainda assim, a trajetória dos juros continua a depender da evolução dos indicadores económicos dos próximos meses.
Calendário económico: Atenções centradas nos comentários de membros dos Bancos Centrais
Os discursos de membros dos Bancos Centrais podem revelar-se particularmente interessantes esta sessão. No caso dos EUA, o relatório da inflação em janeiro, publicado ontem, surpreendeu os investidores pela negativa e os dados deverão ser comentados pelos decisores de política monetária nos EUA.
Não obstante, ao longo do dia serão conhecidos vários dados sobre a Zona Euro, entre eles:
● PIB
● Emprego
● Produção industrial
No entanto, não se espera que os dados tragam períodos de grande volatilidade.