
Mercados Internacionais
Wall Street voltou a dar sinais de recuperação na sexta-feira, com os principais índices a fecharem a última sessão da semana no verde:
· Nasdaq: +2%
· S&P 500: +1,8%
· Dow Jones: +1,55%
· Russell 2000: +1,6%
Donald Trump anunciou no domingo que vários produtos eletrónicos não ficariam abrangidos pelas novas tarifas, o que contribuiu para um otimismo na Ásia:
· Os produtos eletrónicos de consumo (smartphones, computadores portáteis, etc.) passarão a estar sujeitos a uma taxa de 20% (em vez, por exemplo, dos 125% atualmente aplicados à China).
· Além disso, os meios de comunicação social sugerem que o presidente norte-americano irá ajustar a taxa dos direitos aduaneiros sobre os semicondutores ainda esta semana.
Na região Ásia-Pacífico, o início da semana está a ser marcado por valorizações.
Juntamente com a redução das tarifas sobre os produtos eletrónicos, o otimismo também está a ser gerado pela visita do Presidente chinês Xi Jinping ao Vietname – a primeira paragem da sua digressão regional agendada para esta semana. Entre os índices, os maiores ganhos são:
· HSCEI: +2%
· Shanghai SE Composite: +0,7%
· Nikkei 225 do Japão: +1,9%
· Kospi da Coreia do Sul: +1%
· S&P/ASX 200 da Austrália: +1,3%
Calendário económico
O calendário económico de hoje encontra-se relativamente vazio em termos de dados de grande impacto. O dia será marcado pelos comentários de alguns dos representantes da Reserva Federal dos EUA ao longo do dia, e também pelas minutas da última reunião do Banco Central Australiano (RBA), durante a noite.
XTB/RÁDIOILHÉU