XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 13 de Novembro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
293views

Mercados Internacionais

Os índices da região Ásia-Pacífico estão a negociar maioritariamente em alta. Os índices chineses estão a ganhar entre 1,10% e 1,90%. O índice Nikkei 225 do Japão está a cair 1,10% para 38.750 pontos, enquanto os futuros do índice SG20cash de Singapura estão a subir 0,65%.

Os índices nos EUA fecharam em baixa, registando quedas moderadas. O índice US500 voltou a ficar abaixo do nível dos 6.000 pontos, com a maior venda a ser registada no índice US2000 de pequena capitalização.

As ações da Tesla (TSLA.US), que tinham subido cerca de 30% desde o dia das eleições, caíram mais de 6% ontem, enquanto as ações do Trump Media & Technology Group (DJT.US) caíram quase 9%.

No entanto, a inversão do Trump Trade só foi evidente no mercado de ações, uma vez que o dólar continua a ganhar e permanece uma das moedas mais fortes atualmente. O índice USDIDX está a subir 0,16% para 106 pontos. Por outro lado, uma das moedas mais fracas é o iene japonês, perdendo cerca de 0,3% -0,4%. O USDJPY está em alta de 0,35% hoje, para 155,0700.

O evento mais importante de hoje será a divulgação do relatório do CPI dos EUA. As expectativas dos analistas indicam um ligeiro aumento da inflação global e nenhuma mudança para a inflação subjacente numa base anual.

Hoje cedo, vimos o lançamento do relatório de crescimento salarial da Austrália para o terceiro trimestre de 2024. O crescimento dos salários na Austrália abrandou no último trimestre, refletindo um abrandamento das pressões sobre os preços em toda a economia e reforçando as expectativas de um corte das taxas de juro na próxima reunião do RBA. No entanto, de acordo com os analistas, uma descida pontual dos preços não será suficiente para o RBA, sendo provável que a flexibilização da política monetária ocorra o mais cedo possível no primeiro trimestre de 2025.

O índice de preços dos salários aumentou 3,5% em termos anuais nos três meses até setembro, em comparação com 4,1% no período anterior e com as estimativas dos economistas de 3,6%. Numa base trimestral, os salários aumentaram 0,8%, ligeiramente menos do que o previsto.

O índice de preços no produtor (PPI) do Japão aumentou 3,4% em outubro, em comparação com o mesmo período do ano passado, excedendo as expectativas dos analistas. Numa base mensal, o PPI aumentou 0,2%.

No mercado de criptomoedas, também estamos a assistir a uma tomada parcial de lucros. A Bitcoin caiu 1,25% para 87.000 USD no momento da publicação. O mercado de altcoin (ex Eth e BTC) e o Ethereum estão a registar quedas mais acentuadas, com perdas de 3,80% e 2,70%, respetivamente.

Investidores e Bancos Centrais aguardam relatório do CPI dos EUA

O evento mais importante desta semana é, sem dúvida, a divulgação do relatório do CPI dos EUA, que será publicado hoje à 01:30 PM BST. Para além disso, valerá a pena estar atento aos comentários dos membros do FOMC (Federal Open Market Committee), incluindo Neel Kashkari, Jeffrey Schmid e Lorie K. Logan.

As expectativas dos analistas sugerem que a inflação nos EUA em outubro poderá ter aumentado 2,6% em termos anuais, em comparação com os 2,4% registados em setembro. Entretanto, espera-se que a inflação subjacente se mantenha inalterada em 3,3% em termos anuais. Na última conferência de imprensa após a decisão da Reserva Federal, Jerome Powell afirmou que a inflação está a aproximar-se firmemente do objetivo de 2%, embora a inflação subjacente permaneça um pouco elevada. As expectativas de inflação foram descritas como “bem ancoradas”. De acordo com Jerome Powell, a última leitura da inflação não foi excecionalmente má, mas excedeu ligeiramente as previsões, proporcionando uma base para uma maior cautela.

Neste contexto, os dados de hoje para outubro serão revelados. Parece que, para que a Fed considere um corte nas taxas em dezembro, deveremos ver leituras pelo menos em linha com as expectativas e a confirmação de uma tendência desinflacionista contínua. Quaisquer surpresas negativas reduzirão as hipóteses de um corte de 25 pontos base em dezembro.

Calendário macro para a sessão de hoje:

09:45 AM GMT, Reino Unido – Discurso de Catherine L. Mann, Membro do MPC (Monetary Policy Committee) do BoE (Bank of England)

10:30 AM GMT, Alemanha – Leilão do Bund Alemão a 10 anos:

Ø  Anterior 2.310%;

01:30 PM GMT, Estados Unidos – Discurso de Neel Kashkari, membro do FOMC

01:30 PM GMT, Estados Unidos – Dados da Inflação para outubro:

Ø  CPI subjacente: previsão de 3,3% em relação ao ano anterior; anterior 3,3% em relação ao ano anterior;

Ø  CPI básico: previsão 0,3% MoM; anterior 0,3% MoM;

Ø  CPI: previsão 2.6% A.A.; anterior 2.4% A.A;

Ø  CPI: previsão 0.2% MoM; anterior 0.2% MoM;

02:30 PM GMT, Estados Unidos – Discurso de John C. Williams, membro do FOMC

09:30 PM GMT, Estados Unidos – Dados da EIA:

Ø  Stock Semanal de Petróleo Bruto API: anterior 3.132M;

12:30 AM GMT, Austrália – Dados do Emprego para outubro:

Ø  Mudança de emprego: previsão 25.2K; anterior 64.1K;

Ø  Variação do pleno emprego: anterior 51,6K;

Ø  Taxa de Participação: previsão 67,2%; anterior 67,2%;

Ø  Taxa de Desemprego: previsão 4.1%; anterior 4.1%;

12:30 AM GMT, Austrália – Discurso do Governador Assistente do RBA (Reserve Bank of Australia), Dr Brad Jones

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.