Mercados Internacionais
Os índices da região Ásia-Pacífico:
– estiveram a ser negociados em baixa esta madrugada, reagindo às quedas de sexta-feira (10 de janeiro) no mercado de ações dos EUA, na sequência de fortes dados sobre o emprego – NFP (Non-Farm Payroll).
– os índices da China são os únicos que não registaram grandes variações durante a sessão: CH50cash, CHN.cash, e HK.cash mantiveram-se laterais.
A pressão sobre o mercado de ações continua a vir da valorização do dólar, que está a valorizar mais 0,20% esta manhã – o nível mais alto desde o início de novembro de 2022. A pressão também está a ser aumentada pelas yields das obrigações do Tesouro dos EUA: hoje, as yields a 10 anos estão a subir para 4,76%, o nível mais elevado desde outubro de 2023.
Calendário económico
O relatório mais importante desta semana será o do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA, que será publicado na quarta-feira. Neste momento, as expectativas dos analistas apontam para um aumento das pressões nos preços em comparação com o relatório de novembro. Se os dados saírem em linha com as expectativas, poderão trazer novas pressões nos índices.
Neste momento, o mercado espera que o primeiro corte dos juros nos EUA aconteça apenas no Verão, isto se as circunstâncias atuais se mantiverem inalteradas segundo os indicadores económicos.
XTB/RÁDIOILHÉU