XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 12 de Junho de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
469views

Os índices americanos fecharam a sessão de ontem maioritariamente em alta; o Nasdaq 100 ganhou 0,7%, enquanto o S&P 500 ganhou quase 0,3% e fechou num novo máximo histórico. Por outro lado, o Dow Jones recuou 0,3% e foi também evidente alguma fraqueza no Russell 2000.

A sessão asiática foi marcada por quedas. O Hang Seng perdeu quase 1,3% hoje após as leituras da inflação do IPC da China. Os índices de referência Nikkei e Topix do Japão também tiveram um desempenho fraco, com uma correção de 0,6% e quase 0,8%, respetivamente.

Sell-off no mercado cripto ampliado pelas saídas nos ETFs spot de BTC

O mercado cripto está a recuperar esta manhã, após as fortes quedas que têm vindo a ser registadas desde sexta-feira, no seguimento dos dados sobre o emprego nos EUA.

Pela primeira vez desde a comercialização dos ETF spot de Bitcoin registou-se uma saída dos investidores, o que está a fazer com que o sentimento de risk-off no mercado se agrave ainda mais, contribuindo para as fortes quedas registadas no ecossistema cripto.

Calendário económico: Investidores aguardam pelos dados do IPC nos EUA de quarta-feira

Os dados sobre a inflação da maior economia do mundo estarão hoje no centro das atenções dos investidores; o consenso do mercado aponta para uma alteração nos níveis de inflação do IPC em termos homólogos, embora em termos de variação mensal se espere um aumento inferior ao do mês anterior. Em contraste, as expectativas para os resultados da inflação subjacente (excluindo os preços dos alimentos e da energia) apontam para uma redução de 3,6% para 3,5% hoje e um crescimento mensal inalterado. Na segunda parte da sessão, o mercado irá centrar a sua atenção nas novas previsões de inflação da Reserva Federal, que os banqueiros irão atualizar pela primeira vez desde março.

As taxas de juro dos EUA deverão ser mantidas inalteradas, mas Powell poderá tornar-se hawkish nos discursos, se os dados relativos à pressão dos preços dos serviços e do mercado de trabalho dos EUA (salários mais elevados) se mantiverem teimosamente elevados. Por outro lado, Powell pode referir que os últimos resultados do PIB dos EUA foram bastante dececionantes. As vendas a retalho têm vindo a diminuir e os pedidos semanais de desemprego têm vindo a aumentar, pelo que não se pode excluir também um tom dovish por parte do presidente da Fed.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.