Mercados Internacionais
Os índices norte-americanos encerraram a sessão de ontem em baixa, com o sector tecnológico a entrar em sell-off. O Nasdaq 100 perdeu quase 2,2%, o S&P 500 quase 0,9%, mas o DJIA fechou a sessão estável, enquanto o Russell 2000 subiu mais de 3,5%!
Os índices japoneses caíram depois da forte valorização do iene, que ontem suscitou especulações sobre uma possível intervenção cambial. O Nikkei perdeu mais de 2%, e o Topix perdeu quase 1%.
Inflação nos EUA surpreende pela positiva, mas os índices bolsistas recuaram
Os dados do IPC nos EUA foram publicados ontem e acabaram por ser animadores. A variação dos preços mensal caiu pela primeira vez desde 2021 e neste momento o mercado está a prever um corte das taxas de juro em setembro, com a possibilidade de ainda haver três cortes dos juros este ano (ao contrário do que o último gráfico de pontos mostrou).
Calendário económico – Inflação nos EUA no centro das atenções
Depois dos dados de ontem do IPC, que reforçam o cenário de redução dos juros, os dados de hoje do IPP poderão pressionar ainda mais a Fed a avançar com o primeiro corte dos juros em setembro. Em relação aos dados referentes à confiança entre os consumidores, que será divulgada às 16:00 de hoje, os mercados financeiros não esperam grandes variações com os dados do mês anterior.
Ainda assim, uma queda mais forte no sentimento e expectativas de inflação mais baixas poderiam ser mais um fator para reforçar o cenário de redução dos juros nos EUA.
Para além dos dados de hoje, os investidores também aguardam pelos resultados trimestrais em Wall Street que irão começar hoje com os bancos a darem início à “earning season”.