
Mercados Internacionais
As bolsas asiáticas começaram a semana com uma nota positiva:
· Hang Seng +1,25%
· Shanghai Composite +0,75%
· ASX 200 +0,41%
Os mercados no Japão estão fechados devido a um feriado bancário. O otimismo foi alimentado pela melhoria do sentimento após os dados do comércio chinês e a fixação do PBOC.
Em Wall Street, os futuros apontam para quedas após o aumento da tensão em torno da independência da Reserva Federal dos EUA (Fed); os investidores estão a passar para um modo defensivo antes da publicação do IPC e o início da apresentação dos resultados das empresas.
Procuradores federais lançam investigação sobre o Presidente da Fed, Jerome Powell
Os procuradores federais lançaram uma investigação sobre o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell. As críticas centram-se na dispendiosa renovação da sede do banco central em Washington e na frustração geral da Casa Branca com o ritmo dos cortes nas taxas de juro.
O Senador, Thom Tillis, anunciou que bloqueará as nomeações para a Fed até que a investigação esteja concluída, aumentando a incerteza institucional nos EUA.
Calendário económico
A sessão de segunda-feira nos mercados financeiros está a ter um início interessante, mas não devido à divulgação de dados macroeconómicos prevista para hoje.
Após o fim de semana, os mercados estão concentrados tanto na geopolítica, centrada na Gronelândia e no Irão, como nas questões monetárias, ditadas pelos processos judiciais movidos contra Jerome Powell, o presidente do banco central norte-americano.
Estes acontecimentos estão a fazer com que os metais preciosos voltem a valorizar, beneficiando do papel de ativos de refúgio.
Os investidores aguardam publicações no final desta semana (dados do IPC dos EUA e resultados do quarto trimestre de 2025 dos bancos de Wall Street).
XTB/RÁDIOILHÉU

