XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 12 de Janeiro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
199views

Ontem à tarde foram conhecidos os dados sobre a inflação de Dezembro nos EUA. O IPC geral subiu mais do que se esperava, passando dos 3,1% para os 3,4%. A inflação subjacente também saiu acima das expectativas dos analistas, mas ficou abaixo dos últimos dados, passando de 4% em Novembro para 3,9% em Dezembro.

O preço dos imóveis continua a ser um dos responsáveis pelas pressões sobre os preços, enquanto que a energia tem contribuído para uma redução da taxa de inflação.

Mercados Internacionais

Os índices asiáticos estiveram a ser negociados de forma mista esta madrugada. O Nikkei do Japão, voltou a subir cerca de  1,5% e o índice indiano subiu 1%. No entanto, os mercados da Coreia do Sul estiveram a negociar sob pressão de baixa.

Os dados do comércio externo da China de dezembro mostraram aumentos anuais nas exportações e importações. As exportações da China em 2023 aumentaram +0,6% y/y, enquanto as importações diminuíram -0,3% y/y. Para além dos dados sobre o comércio externo, foram conhecidos os dados sobre a inflação medida pelo IPC. O IPC voltou a contrair -0,3% em termos homólogos, no entanto, esta queda foi menor do que as expectativas dos analistas que apontavam para uma queda de -0,4%.

Na Europa, o sentimento esta manhã é misto entre os principais índices, com o DAX a apontar para uma abertura flat.

Tensões no Médio Oriente fazem disparar os preços do petróleo esta manhã

No Médio Oriente, a situação geopolítica mantém-se tensa. A imprensa noticiou ontem o bombardeamento da embaixada dos EUA no Iraque e a continuação dos ataques aéreos das forças aéreas americanas e britânicas contra alvos Houthi.

O petróleo começou a sessão a valorizar mais de 1% face a estas notícias.

Calendário económico

No calendário económico para esta sexta-feira, será marcado pela publicação dos dados sobre a inflação IPC de França e Espanha, pelo relatório do IPP dos EUA e pelos discursos de Kahkari da FED e Lane do BCE.

Além disso, os investidores preparam-se para o início das earnings em Wall Street com os principais bancos a apresentarem os seus resultados.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.