XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 12 de Fevereiro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
225views

A maior parte das bolsas asiáticas estiveram encerradas (Japão, Coreia do Sul e China). As bolsas na China estarão encerradas durante duas semanas devido às celebrações do Ano Novo.

Petróleo recupera grande parte das recentes quedas 

Embora os preços do petróleo tenham recuado fortemente há 2 semanas, a semana anterior ficou marcada por uma grande recuperação das quedas.

Entretanto, esta manhã, o ministro saudita da Energia, Abdulaziz referiu que a OPEP está pronta a alterar a política petrolífera em qualquer altura. Ainda assim, os comentários acabaram por não ter impacto no comportamento do petróleo que continua a estar muito vulnerável às tensões no Médio Oriente.

Calendário económico: segunda-feira calma nos mercados

Esta semana será particularmente preenchida em termos de dados macroeconómicos, onde a economia americana volta a estar em destaque. Os dados mais recentes sobre os EUA têm mostrado sinais de recuperação económica. Ao longo desta semana vamos conhecer os resultados da inflação nos EUA medida pelo IPP e pelo IPC, bem como outros indicadores importantes para medir a atividade económica – vendas a retalho e os resultados das sondagens da Universidade de Michigan.

Contudo, esta segunda-feira o calendário económico está praticamente vazio, pelo que a volatilidade deverá ser reduzida. 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.