Mercados Internacionais
Os índices em Wall Street registaram fortes ganhos ontem:
· O Nasdaq 100 subiu quase 1,9%.
· O índice S&P 500 subiu quase 0,9%.
· O DJIA perdeu cerca de 0,2%.
No centro das atenções do mercado estiveram as ações da Broadcom, que subiram mais de 6% após a notícia de que a empresa está em fase de conceção e irá produzir chips de IA para a Apple; a capitalização atual da empresa é de 820 mil milhões de dólares.
Esta madrugada, os índices asiáticos também registaram ganhos:
· O Hang Seng da China valorizou quase 2%.
· O Nikkei do Japão subiu 1,4%.
· O KOSPI da Coreia do Sul subiu 1,6%.
Já o ASX da Austrália perdeu quase 0,3%, após terem sido divulgados dados hawkish sobre o emprego na Austrália, que teve uma variação de 35,6 mil, quando era esperada uma variação de 25 mil, depois de uma variação de 15,9 mil ter sido registada anteriormente
Calendário económico
A sessão de hoje será marcada pelo anúncio do Banco Central Europeu (BCE) sobre as taxas de juro e pela conferência de imprensa de Lagarde. Espera-se que o banco reduza as taxas em 25 pontos base. Contudo, existe a probabilidade (embora baixa) para um corte de 50 pontos base.
Para além da decisão do BCE, a economia americana também está em destaque. Depois dos dados do IPC terem saído em linha com o esperado, hoje serão conhecidos dados sobre os pedidos de subsídio de desemprego e pelos resultados do índice de preços ao produtor (IPP).