Mercados Internacionais
Após uma sessão maioritariamente mista em Wall Street, os futuros dos índices dos EUA estão a ser negociados novamente em baixa hoje. Os US100, US30 e US500 estão a perder na ordem dos 0,5%, e o US2000 está a recuar cerca de 0,9%
No mercado asiático, os índices Nikkei e Hang Seng perderam perto de 1,5%, e o par USDJPY recuou mais de 1%, depois de Nakagawa, do Banco do Japão, ter dito que o banco irá aumentar as taxas se a economia continuar a dar sinais de estabilidade.
Primeiro debate entre os candidatos às presidenciais nos EUA: Kamala Harris e Donald Trump
Durante o debate, Donald Trump focou-se nos cortes de impostos para as grandes empresas e os ricos; Kamala Harris propôs impostos mais baixos para a “classe média”.
De acordo com a Predictlt, as hipóteses de Kamala Harris ganhar as eleições subiram para 55%, durante o debate com Donald Trump. Também a Polymarket aumentou as hipóteses de vitória em 3 pontos percentuais, colocando ambos os candidatos empatados a nível de percentagem.
Calendário económico: Inflação nos EUA em destaque
Os investidores aguardam pela divulgação do relatório da inflação do IPC dos EUA que será conhecido hoje à tarde. A divulgação do relatório poderá trazer incerteza ao mercado, ao mesmo tempo que os dados poderão também trazer novas pressões à Fed para acelerar a redução das taxas de juro. No entanto, no caso de os dados mostrarem um aumento da inflação, isto poderia assustar os investidores e causar novos receios sobre a trajetória da inflação.
Por outro lado, uma forte queda nos preços do petróleo (e dos combustíveis) poderá fazer com que o IPC geral atinja as estimativas dos economistas. Em contraste, um IPC muito mais baixo do que o esperado pode levar a preocupações sobre a saúde real do consumo interno. Este cenário para os índices também não parece positivo, embora possa levar a Reserva Federal a fazer um movimento de 50 pb na reunião de setembro.