
Mercados Internacionais
· Os futuros dos índices dos EUA estão a registar quedas ligeiras esta manhã, recuando cerca de -0,2% a -0,3%.
· Os índices chineses, no entanto, estão a ter um desempenho melhor, com os futuros CHN.cash e HK.cash a subirem cerca de 1%.
Platina em máximos de maio 2021
A platina está a valorizar quase 3% esta sessão, subindo para a zona dos 1240 dólares por onça, o nível mais alto desde maio de 2021. A procura por parte dos joalheiros, pressionada pela subida dos preços do ouro, também fez subir a platina.
A forte dinâmica dos preços, com a maior oscilação semanal desde o crash da Covid-19, levou a uma liquidação maciça do posicionamento dos shorts, fazendo com que os especuladores sejam pressionados e o movimento do preço seja ampliado através do “short squeeze” no mercado. Não só a platina, mas também o ouro e a prata estão a subir, apoiando os “técnicos” e o interesse geral na platina como o metal precioso mais raro.
De acordo com o Conselho Mundial de Investimento em Platina, o aperto do mercado é observado desde dezembro de 2024 e o défice em 2025 é um cenário de base, apesar dos fluxos de saída da NYMEX. As participações em ETFs apoiados pela platina atingiram um máximo de 10 meses. Os futuros da platina estão atualmente ligeiramente acima dos preços spot.
Calendário económico
Esta sessão será marcada pela publicação dos resultados do IPC referentes a maio nos EUA, às 13h30. As expectativas do mercado apontam para um ligeiro aumento em comparação com os dados de abril.
Para além dos dados da inflação, os investidores também estarão atentos à declaração oficial sobre as negociações comerciais em curso entre os EUA e a China.
XTB/RÁDIOILHÉU