
Bitcoin atinge novos máximo históricos
A melhoria da perceção do risco por parte dos investidores está a apoiar as valorizações no mercado cripto, onde as altcoins têm estado a recuperar e a Bitcoin voltou a atingir um novo máximo histórico nos 118 mil dólares.
Tarifas estendem-se para mais países
Donald Trump anunciou a imposição de tarifas de 35% ao Canadá, para além das tarifas sectoriais anteriormente impostas, acusando o país vizinho de estar a praticar uma “retaliação financeira”. Numa entrevista à NBC, o presidente dos EUA acrescentou que outros países enfrentarão tarifas de 15-20%.
De acordo com o presidente da Fed de Chicago, Austan Goolsbee, os direitos aduaneiros não tiveram até agora o impacto esperado na inflação, mas a acumulação de novas tarifas prejudica a possibilidade de cortes rápidos nas taxas de juro.
Goolsbee disse ainda que “não entende” o argumento do presidente norte-americano sobre as taxas de juro e os custos do serviço da dívida dos EUA, sublinhando que o mandato da Fed é a inflação e o emprego, e não a política fiscal.
Mercados Internacionais
Os mercados da Ásia-Pacífico estão a reagir de forma mista aos últimos desenvolvimentos na política comercial dos EUA:
· Os futuros dos índices chineses estão a ser negociados maioritariamente em alta (Hang Seng: +1,7%, HSCEI: +1,5%), enquanto o Nikkei 225 do Japão (-0,15%), o S&P/ASX 2000 da Austrália (-0,3%) e o Nifty 50 da Índia (-0,75%) estão a ser negociados no vermelho.
Os futuros do S&P 500, Nasdaq e Dow Jones estão a recuar cerca de 0,2% depois dos fortes ganhos registados ontem
XTB/RÁDIOILHÉU

