XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 11 de Julho de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
446views

Mercados Internacionais

Os índices da Ásia e do Pacífico estiveram a ser negociados em terreno positivo esta madrugada, impulsionados pelo bom desempenho em Wall Street. Os índices chineses subiram entre 1,50-1,65%, e o índice Nikkei 225 do Japão subiu 1,10% acima dos 42.300 pontos.

O Nasdaq e o S&P 500 atingiram novos máximos ontem, impulsionados pelo desempenho da Nvidia e em outras empresas do setor de IA e tecnologia. As ações da Nvidia valorizaram 2,70% para US $ 134,90 por ação. Hoje, o foco dos investidores estará nos dados sobre a inflação do IPC dos EUA para junho.

Calendário económico – Inflação nos EUA no centro das atenções

O principal evento de hoje será a divulgação do relatório de inflação dos EUA às 13:30. Os representantes da FOMC deixaram claro nas entrevistas mais recentes que a Fed quer que exista sinais claros de que a inflação está numa tendência de baixa. Desta forma, o relatório de junho será extremamente importante para os decisores políticos e terá um grande impacto nas expectativas do mercado relativamente ao primeiro corte potencial das taxas em setembro. Os economistas esperam uma ligeira descida da inflação geral para 3,1% em termos anuais (anteriormente 3,2% em termos anuais) e a manutenção da inflação subjacente para os 3,2% em termos anuais.

Para além dos dados referentes à inflação, os mercados também estarão atentos à conferência de imprensa de Joe Biden, agendada para hoje, no contexto das recentes divisões no seio do Partido Democrata. As vozes entre os líderes do partido estão divididas relativamente à candidatura oficial de Joe Biden à presidência. Este evento é visto como crucial para Biden demonstrar as suas capacidades e responder aos apelos de alguns membros do seu partido para que renuncie à candidatura democrata.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.