
Mercados Internacionais
Os principais índices bolsistas seguem estáveis esta manhã, à medida que os investidores aguardam pela publicação dos dados do NFP referentes ao mês de janeiro, nos EUA.
Ontem,as declarações de Hammack e Logan, da Reserva Federal dos EUA (Fed), foram bastante hawkish, contrariando a narrativa de uma rápida flexibilização das políticas.
Na economia chinesa, os dados da inflação voltaram a apontar para um crescimento mais fraco do IPC e uma deflação persistente dos produtores, enquanto o yuan se manteve estável graças às medidas do PBoC.
Os dados da inflação chinesa para janeiro de 2026 mostraram um crescimento modesto de 0,2% a/a (abaixo da previsão de 0,4% a/a e após 0,8% em dezembro), com os preços ao produtor (PPI) caindo 1,4% a/a (ligeiramente mais suave do que o esperado -1,5% e após -1,9% em dezembro).
Calendário económico
Esta sessão será marcada pela publicação dos dados do emprego americano através do relatório do NFP referente ao mês de janeiro. Este é um dos indicadores mais importantes que pode influenciar a trajetória e expectativas sobre as taxas de juro nos EUA.
Há vários indicadores que apontam para um forte abrandamento no emprego americano e se os dados piorarem podem pressionar Jerome Powell a descer em breve as taxas de juro.
XTB/RÁDIOILHÉU

