
Mercados Internacionais
A sessão de terça-feira nos mercados asiáticos ficou marcada por quedas relativamente pequenas na maioria dos índices de ações. O sentimento mais fraco é visto principalmente na China, onde o CH50Cash perdeu quase 0,65%.
Novas tarifas de 25% entrarão em vigor a partir do dia 4 de março
Os principais pares cambiais estão a ser negociados de forma estável esta manhã.
As novas tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio cancelam todos os acordos existentes e entrarão em vigor a 4 de março:
– No entanto, o mercado assume que existe a possibilidade de algumas concessões nas negociações entre os países até lá, pelo que a reação do mercado cambial às notícias foi relativamente calma.
– Por outro lado, o dólar australiano acabou por ser uma exceção a esta situação. O primeiro-ministro australiano Albanese disse que Donald Trump considerava isentar a Austrália das mudanças tarifárias em relação ao aço, mas o mercado, alguns minutos depois, ficou fortemente surpreso com as palavras do presidente norte-americano, que afirmou que não haveria exceções nessas decisões. Por esta razão, o AUD está a ser negociado de forma mais volátil esta sessão.
Calendário económico
Para esta sessão, a atenção do mercado será direcionada para os novos comentários de Donald Trump e para o testemunho do presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, perante o Congresso.
Em termos macros, será uma sessão sem dados importantes a serem publicados, enquanto os investidores se preparam para conhecer os dados da inflação amanhã.
XTB/RÁDIOILHÉU