XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 11 de Dezembro de 2023

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
378views

Os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados de forma mista – o Nikkei subiu 1,5%, o S&P/ASX 200 manteve-se estável, o Kospi valorizou 0,3% e o Nifty 50 subiu 0,1%. Os índices da China recuaram cerca de 0,1-0,4%.

Os índices europeus estão a ser negociados em baixa esta segunda-feira, na sequência da sessão mista registada pelos pares da Ásia-Pacífico.

Por outro lado, no mercado cambial, a volatilidade é reduzida, enquanto que no mercado cripto a maior parte das criptomoedas encontram-se a recuar acentuadamente.

Indicadores económicos continua a dar sinais de alerta na China

Esta madrugada, foram conhecidos dados sobre a inflação na China. A inflação medida pelo IPC caiu de -0,2% para -0,5% em novembro (exp. -0,2% em termos homólogos), enquanto que a inflação medida pelo IPP caiu de -2,6% para -3,0% em termos homólogos (exp. -2,8% em termos homólogos).

Estes dados refletem a forte diminuição na atividade económica do país e o enfraquecimento no lado dos consumidores.

Como consequência da publicação dos dados da inflação que saíram abaixo do esperado, o yuan chinês está novamente sob pressão, à medida que o USDCNH voltou a subir 0,2% atingindo o nível mais alto das últimas 3 semanas.

Calendário económico – Bancos Centrais no foco dos investidores

O calendário económico para o dia de hoje está praticamente vazio. Esta manhã, o NOK esteve em destaque, depois de ter recuado após a publicação dos dados do IPC da Noruega, que foram conhecidos às 7:00 da manhã e terem mostrado uma aceleração inferior à esperada. Os investidores também estarão atentos às declarações do governador do RBA, Bullock, esta noite.

Contudo, as coisas ficam muito mais interessantes durante a semana com as decisões sobre as taxas da FOMC, BCE e BoE. Para além das decisões dos Bancos Centrais, serão publicados os resultados de vários indicadores económicos relevantes, tais como: os dados do IPC dos EUA e das vendas a retalho para novembro e os índices PMI para dezembro serão divulgados na sexta-feira.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.