XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 10 de Outubro de 2023

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
838views

Os índices em Wall Street terminaram a sessão em terreno positivo, apesar das perdas iniciais. O S&P 500 subiu 0,63%, o Nasdaq-100 subiu 0,49% e o DIJA ganhou 0,69% – o sentimento foi apoiado pelas declarações de membros da Fed que referiram que não há necessidade de novos aumentos dos juros.
Para além do impacto nos índices, as yields das obrigações do Tesouro a 10 anos dos EUA caíram 16 pontos base para os 4,63%, em resposta às expectativas do fim do aumento dos juros.

Matérias-primas – Petróleo

O petróleo está esta manhã a recuar quase 0,8% depois do Hamas ter manifestado vontade de iniciar as negociações de paz com Israel, embora os ataques continuem – os terroristas ameaçaram executar civis se Israel continuar a bombardear instalações civis.

Agenda Económica – Declarações de membros dos Bancos Centrais

O calendário económico para o dia de hoje encontra-se vazio de dados importantes, contudo, a sessão será marcada por várias intervenções de membros da Reserva Federal Americana e Banco Central Europeu.

As declarações de Lagarde serão acompanhadas de perto, uma vez que o mercado ficou quase convencido de que o BCE não voltaria a aumentar as taxas de juro. Também as declarações de vários membros da Fed serão acompanhadas de perto dado às intervenções de ontem que alimentaram o cenário de risk-on nos mercados. 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.