XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 09 de Janeiro de 2025

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
111views

Mercados Internacionais

A sessão de ontem em Wall Street foi mista, mas os compradores acabaram por se impor:

  • o índice S&P 500 e o DJIA subiram 0,2%
  • o Nasdaq 100 registou poucas alterações
  • as taxas de rendibilidade caíram de 4,72% para 4,66%, com parte dos ganhos também a serem recuperados pela forte valorização do dólar americano 

O mercado não encontrou surpresas nas atas de dezembro do FOMC; os responsáveis da Reserva Federal dos EUA indicaram a necessidade de uma ação mais cautelosa face aos riscos de uma inflação mais elevada. Christopher J. Waller, da Fed, declarou ontem que o impacto das tarifas sobre a inflação não é claro e, que não espera que Donald Trump imponha tarifas particularmente agressivas. Ele disse acreditar que a inflação continuará a cair em direção à meta de 2% do Banco Central Europeu.

Os dados do ADP de ontem foram mais fracos, com a mudança de emprego a atingir 120.000, contra uma expectativa de 140.000. Por outro lado, os pedidos de subsídio acabaram por ser muito mais baixos, caindo quase para 200 mil contra as expectativas de cerca de 220 mil. 

O mercado aguarda o relatório do NFP relativo a dezembro, que irá fornecer uma visão global do mercado de trabalho dos EUA, amanhã, às 13h30h. O mercado antecipa uma mudança no emprego não agrícola de 220 mil, contra 160 mil em novembro. 

O relatório de novembro do Crédito ao Consumo dos EUA ficou muito aquém das expectativas, tendo registado um decréscimo de 7,49 mil milhões de dólares contra os 10,5 mil milhões estimados.

Os dados da inflação de dezembro da China foram ligeiramente melhores do que o esperado, embora ainda se mantenham fracos:

  • a inflação do produtor PPI caiu 2,3% em termos anuais, enquanto se esperava um declínio de 2,4%, após uma queda de 2,5% em novembro
  • a inflação do IPC da China subiu 0,1% y/y, em linha com as previsões e ligeiramente inferior ao aumento de 0,2% y/y no mês anterior. 

Os contratos de índices dos EUA registam uma ligeira queda:

  • o VIX a aumentar quase 2% novamente após a queda de ontem
  • o petróleo sobe ligeiramente e o NATGAS recua quase 2% após a subida de ontem
  • a volatilidade no mercado de commodities agrícolas é muito limitada hoje. 

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.