
Mercados Internacionais
Depois da forte recuperação dos índices bolsistas na sexta-feira, esta manhã os futuros americanos e europeus estão a ser negociados de forma estável.
Japão em destaque
Os mercados financeiros japoneses reagiram fortemente à vitória eleitoral esmagadora da Primeiro-Ministro, Sanae Takaichi. As ações subiram para novos máximos históricos, as obrigações do Tesouro ficaram sob pressão de venda e o iene começou por enfraquecer acentuadamente antes de estabilizar mais tarde na sessão.
O Partido Liberal Democrático de Takaichi assegurou 316 dos 465 lugares na câmara baixa, com as primeiras projeções a apontarem brevemente para 328 lugares, marcando a vitória mais decisiva do pós-guerra para um partido no poder.
Os investidores acolheram com agrado a perspetiva de uma expansão fiscal, de um desagravamento fiscal e de um aumento da despesa pública, em especial nos sectores da defesa, da tecnologia e noutros sectores estratégicos.
As obrigações do Estado japonês desvalorizaram à medida que os investidores começaram a prever uma maior emissão de dívida e um crescimento económico nominal mais forte. O programa de Takaichi deverá basear-se em estímulos financiados pela dívida e poderá reacender a dinâmica reflacionista, aumentando estruturalmente os rendimentos.
Calendário económico
A maioria das grandes empresas já apresentou os seus resultados, e o foco dos investidores está agora a deslocar-se para a “economia real”.
Esta semana será marcada pela publicação dos dados macroeconómicos que ficaram pendentes nos E.U.A devido ao shutdown, incluindo o relatório do mercado de trabalho (NFP) e os resultados da inflação.
XTB/RÁDIOILHÉU

