Mercados Internacionais
A sessão de hoje está a ficar marcada pela:
· quedas no mercado asiático, com as maiores quedas atualmente observadas no KOSPI coreano.
· valorização dos metais preciosos, incluindo o ouro e a prata.
· desvalorização das criptomoedas, com a Bitcoin a cair novamente abaixo de 100 000 dólares e o Ethereum abaixo de 4000 dólares.
· desvalorização do won coreano face ao dólar em quase 0,8 cêntimos, perdendo o máximo numa base intradiária desde agosto de 2022.
· desvalorização acentuada do dólar da Nova Zelândia, na sequência de comentários do primeiro-ministro sobre a sua vontade de reduzir as taxas de juro.
· valorização do petróleo WTI em 0,7% devido à turbulência no Médio Oriente.
Foram anunciados dados ligeiramente melhores do que o esperado para o Japão. O PIB japonês do terceiro trimestre, após revisão, situou-se em +0,3% em relação ao trimestre anterior (inicialmente, previa-se +0,2%).
Já as perspetivas económicas da China não estão a melhorar, o que levou a agência de notação financeira Fitch a baixar as previsões de crescimento económico para 2025 e 2026. O crescimento do PIB em 2025 está projetado em 4,3%, contra uma previsão anterior de 4,5% e o crescimento do PIB em 2026 foi revisto em 4,0% contra uma previsão anterior de 4,0%.
Os investidores também tomaram conhecimento de dados muito importantes sobre as pressões inflacionistas na China, onde a leitura de novembro foi de +0,2% (esperava-se +0,5%), enquanto o PPI foi de -2,5% (esperava-se -2,8%).