
Mercados Internacionais
Os mercados bolsistas asiáticos registaram ganhos ligeiros nas primeiras horas da sessão de segunda-feira:
· O Nikkei do Japão valorizou quase 1,5% após uma revisão do PIB superior ao esperado e uma onda de incerteza na sequência da demissão do Primeiro-Ministro, Shigeru Ishiba;
· A China também valorizou ligeiramente, apesar dos dados dececionantes do comércio externo;
· O Hang Seng de Hong Kong subiu, enquanto a Austrália registou um ligeiro declínio.
Nos EUA também conseguimos ver os principais futuros dos índices norte-americanos a registarem ganhos.
Economia chinesa
Na China, os dados comerciais de agosto revelaram um aumento das exportações – mas abaixo das expectativas – com o crescimento homólogo no seu nível mais baixo desde fevereiro. Os envios para os Estados Unidos caíram 33% em termos homólogos, evidenciando o impacto negativo das tarifas.
Em agosto, o Banco Popular da China aumentou as suas reservas de ouro pelo décimo mês consecutivo, continuando a sua diversificação em relação ao dólar americano, elevando o total das reservas para 74,02 milhões de onças desde que as compras foram retomadas em novembro do ano passado, quando um total de 1,22 milhões de onças começou a ser acumulado.
Calendário económico
Embora o calendário económico para a sessão de hoje esteja quase vazio, a sessão asiática foi marcada por várias publicações macroeconómicos interessantes.
O calendário para o resto do dia inclui o índice Sentix da zona euro (setembro) e os dados do crédito ao consumo dos EUA (julho).
XTB/RÁDIOILHÉU

