XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 08 de Outubro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
280views

Mercados Internacionais

Os índices asiáticos voltaram a registar quedas esta madrugada, com exceção dos índices chineses que retomaram as negociações hoje depois de uma semana encerrados devido aos festejos da “semana dourada” na China.

Os índices Shanghai Shenzhen CSI 300 e Shanghai Composite subiram entre 6% e 8% na abertura do mercado. Os investidores reagiram positivamente a uma série de medidas de estímulo anunciadas por Pequim, incluindo cortes nas taxas de juro, medidas mais flexíveis para o mercado imobiliário e injeções de liquidez para o mercado de ações

Os futuros americanos estiveram a ser negociados de forma flat durante a sessão asiática, depois dos índices terem recuado perto do fecho da sessão de segunda-feira. As expectativas de fortes reduções nas taxas de juro em novembro baixaram, após os fortes dados sobre o emprego publicados na sexta-feira.

Calendário económico: Declarações de membros de Bancos Centrais

O calendário económico de hoje será marcado pela publicação dos dados da Produção Industrial Alemã, os números da balança comercial dos EUA e vários discursos de responsáveis do Banco Central Europeu (BCE).

Entre os vários dados que serão publicados, os dos dados sobre a produção industrial e as estatísticas comerciais darão novas informações importantes sobre as condições económicas atuais nos EUA, em particular, a previsão do GDPNow da Fed de Atlanta para o terceiro trimestre.

Os earnings também começam a arrancar em Wall Street, com a PepsiCo a apresentar os seus resultados antes da abertura do mercado norte-americano. Os resultados da empresa deverão fornecer novas informações sobre as tendências de gastos dos consumidores e o desempenho do sector de alimentos e bebidas.  

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.