XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 08 de Novembro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
247views

Mercados Internacionais

Os índices dos EUA acolheram bem a decisão da Fed de reduzir novamente as taxas de 5% para 4,75%. O discurso de Jerome Powell foi bastante dovish e sinalizou aos mercados que a Fed está pronta para abrandar ainda mais a política monetária, embora tenha indicado que não dará mais nenhuma orientação importante sobre o que fará em reuniões futuras; ele reagirá aos dados.

Jerome Powell acredita que a economia dos EUA está a registar uma evolução positiva,  apesar de o mercado de trabalho apresentar dados mais negativos e de a política monetária americana ser “restritiva”.

No entanto, Jerome Powell avisou que a Fed precisa de estar atenta para evitar que as expectativas de inflação aumentem, prevendo que 2025 traga uma melhoria das condições económicas

·       O índice S&P 500 subiu ontem 0,7%, o Nasdaq 100 subiu mais 1,5%, mas o Dow Jones Industrial Average e o Russell 2000 perderam ligeiramente.

·       O Nikkei 255 do Japão subiu ligeiramente hoje, subindo 0,2%; o índice principal do país indicou 109,4 contra 109 previsto e 106,9 anteriormente. As despesas das famílias caíram -1,1% em relação ao ano anterior, contra -1,9% em setembro e -1,8% nas previsões.

·       Os índices Hang Seng de Hong Kong e CSI da China registaram quedas hoje, com os contratos dos índices HK.cash e CHN.cash a perderem quase -3% hoje. Os investidores estão a considerar se o Comité Permanente do Congresso Nacional do Povo irá anunciar programas de estímulo adicionais. Os mercados não acreditam muito na imposição de tarifas de 60% sobre os produtos chineses por Donald Trump; parece que apenas este cenário poderia forçar o parlamento a apoiar a economia de forma mais ampla do que o anunciado até agora.

·       O dólar americano está a perder ligeiramente. Os rendimentos recuaram para 4,33% de 4,45% após a vitória de Donald Trump, e podemos considerar a reunião de ontem da Fed como bastante dovish, uma vez que Jerome Powell indicou que a Reserva Federal está tranquila com um declínio sustentado da inflação nos EUA e descreveu as condições do mercado de trabalho como mais fracas do que eram antes da pandemia.

·       No mercado das matérias-primas agrícolas, um dólar mais fraco trouxe algum alívio, com o trigo e o milho a ganharem ligeiramente. Os futuros do algodão no ICE (Intercontinental Exchange) subiram até 3%, antes da publicação do relatório USDA WASDE, às 17:00 GMT. O petróleo perde entre 0,5-0,6%, e o gás está a ser negociado 0,3% mais alto.

·       O sentimento do mercado das criptomoedas é muito bom; a Bitcoin está a ser negociada acima dos 76 mil dólares e está a aproximar-se novamente dos máximos históricos atingidos ontem, e a Cardano está a ganhar 12%.

Calendário macro para a sessão de hoje:

·       8:00 am – Switzerland SECO Consumer Climate

Discursos dos Bancos Centrais

·       9:00 am GMT – BCE (Banco Central Europeu), Vujcic, Panetta

·       12:00 am GMT – BoE (Bank of England) , Pill

·       4:00  pm GMT – Fed (Reserva Federal) , Bowman

·       01:30 pm GMT, Canadá, Previsão da variação do emprego

·       3:00 pm GMT, EUA, Sentimento do Consumidor segundo a Universidade de Michigan (dados preliminares) para novembro

Empresas de destaque a anunciar resultados hoje:

○      Sony ADR (SONY)

○      Compagnie Financiere Richemont (CFRUY)

○      Zurich Insurance Group (ZURVY)

○      Telus

○      Baxter International

○      Paramount Global

○      Advanced Drainage Systems

○      Brookfield Renewable

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.