Mercados Internacionais
Os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados esta madrugada. Os índices da China recuaram cerca de 1,10-1,20%. O índice Nikkei 225 do Japão recuou 0,30% e o S&P/ASX200 da Austrália recuou 0,65%. Os futuros do índice SG20cash de Singapura também registaram perdas, na ordem dos 0,30%.
Eleições francesas: Extrema-direita perde, mas nenhum partido consegue maioria no parlamento
No domingo, realizou-se a segunda volta das eleições parlamentares em França. A coligação de partidos de esquerda ganhou o maior número de lugares ao derrotar a extrema-direita, mas não obteve a maioria.
De acordo com os resultados, a aliança de esquerda Nova Frente Popular, formada há apenas três semanas, obteve 182 lugares. São necessários 289 lugares para garantir a maioria na Assembleia Nacional de 577 lugares. A coligação centrista Ensemble, do Presidente Emmanuel Macron, ficou em segundo lugar, com 168 lugares, enquanto o Rally Nacional, de extrema-direita, amplamente cotado para ganhar após a sua vitória na primeira volta, assegurou 143 lugares.
O resultado coloca França na primeira situação da história em que nenhum partido conseguiu uma maioria independente no parlamento.
O primeiro-ministro francês Gabriel Attal anunciou que iria apresentar a sua demissão ao Presidente Emmanuel Macron na segunda-feira de manhã, depois de o seu partido não ter conseguido obter uma maioria nas eleições parlamentares.
Novos dados sobre a inflação nos EUA em destaque esta semana
O calendário macroeconómico de hoje encontra-se relativamente leve, sendo que não haverá nenhum dado de grande relevância a ser divulgado.
No entanto, ao longo desta semana, os investidores estarão atentos aos resultados da inflação nos EUA, os discursos de representantes do FOMC e o testemunho de Jerome Powell. Além disso, a semana marcará o início da temporada dos earnings em Wall Street. Na sexta-feira, serão divulgados relatórios do sector bancário, incluindo JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup.