Os índices da região Ásia-Pacífico estão a ter uma sessão fraca. As descidas são particularmente notórias na China, onde os índices HSCEI e HSI recuaram mais de 2,30% e 2,70%, respetivamente. O índice japonês Nikkei 225 está a subir 0,25%, o Kospi está a descer 0,25%, enquanto que o australiano S&P ASX 200 está a perder 0,40%.
Na Europa, esta manhã os futuros apontam para uma abertura flat.
Petróleo recua 1,5% esta segunda-feira
No Médio Oriente, continuamos a assistir a uma escalada dos conflitos. O Ministério da Saúde palestiniano informou que pelo menos nove palestinianos e dois israelitas foram mortos num ataque aéreo israelita à cidade de Jenin, na Cisjordânia ocupada.
No entanto, os preços do petróleo estão a recuar mais de 1,5% esta manhã, apesar do aumento das tensões.
Calendário económico
O calendário económico de hoje encontra-se praticamente vazio, sem dados de grande relevância a serem divulgados.
Durante a manhã serão conhecidos alguns dados sobre a Zona Euro, como o índice de confiança dos consumidores e as vendas a retalho.
Em Portugal, o INE irá publicar os dados sobre o emprego referente ao mês de Novembro.
Contudo, a semana será marcada por alguns dados relevantes, nomeadamente os dados sobre a inflação medida pelo IPC e o IPP dos EUA.
Para além dos indicadores económicos, esta semana será crucial para os investidores de criptomoedas, uma vez que se espera a decisão oficial da SEC sobre o pedido de um ETF spot de Bitcoin. Na semana passada, houve rumores de que tanto a BlackRock como a Ark 21 Shares esperam uma decisão positiva já esta terça ou quarta-feira.