XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 08 de Fevereiro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
216views

Os índices de Wall Street fecharam a sessão de ontem com fortes ganhos. O S&P 500 ultrapassou o nível psicológico dos 5.000 pontos pela primeira vez, atingindo novos máximos históricos.

No entanto, o desempenho dos índices asiáticos ficou aquém das expectativas, na sequência dos dados publicados pela inflação medida pelo IPC na China que está a preocupar novamente os investidores.

Taxa de inflação na China longe da dar sinais de recuperação 

A inflação medida pelo IPC acabou por ser inferior ao esperado em janeiro, levantando novas preocupações sobre a deflação e uma desaceleração económica na China. O IPC caiu -0,8% y/y, muito abaixo dos -0,5% esperados. A taxa de inflação subjacente subiu 0,4%, mas ficou abaixo dos 0,6% registados anteriormente.

O índice Hang Seng voltou a prolongar as quedas e terminou a sessão asiática com perdas na ordem dos 1,45%.

Calendário económico leve para esta sessão 

A sessão de hoje está praticamente vazia em termos de dados macroeconómicos, sendo que os dados mais relevantes serão conhecidos apenas no início da tarde. Ainda assim, apesar da falta de publicações macro, hoje serão conhecidos os resultados de várias empresas em Wall Street.

Esta madrugada, foram publicados os dados da China que mostraram mais uma vez que a inflação no país está a ser um problema, depois de ter caído mais do que o previsto, o que poderá pesar sobre as ações relacionadas com a China. Além disso, após os resultados dececionantes da Kering, que (a empresa espera que o lucro operacional caia em 2024 e apresentou vendas mais baixas da marca Gucci) e o fraco sentimento na China, pode ser registada uma elevada volatilidade nas ações do sector do luxo.

Resultados trimestrais que serão conhecidos antes da sessão:

·       Philip Morris (PM.US)
·       Aurora Cannabis (ACB.US)
·       Harley Davidson (GH.US)
·       Warner Bros. Group (WNB.US)
·       Conocco Phillips (COP.US)

Resultados trimestrais que serão conhecidos após a sessão:

·       Pinterest (PINT.US)
·       Take Two Interactive (TTWO.US)

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.