
Mercados Internacionais
Os futuros dos índices norte-americanos estão a dar sinais de recuperação, que se tem estendido também aos mercados asiáticos. O US200 valoriza quase 1%, enquanto o US100 está a subir 0,6%
O índice Nikkei do Japão subiu mais de 6%, impulsionado pelas expectativas do mercado relativamente ao estatuto de prioridade do Japão e ao seu importante papel nas negociações com os Estados Unidos.
O índice de volatilidade VIX mantém-se acima dos 30 pontos, embora tenha descido 2%, o que indica que a incerteza do mercado ainda persiste.
Os ganhos no índice Hang Seng da China foram menos interessantes; os futuros do índice chinês subiram cerca de 1%. No entanto, podemos ver uma recuperação mais forte entre os índices europeus, onde o EU50 e o DE40 estão a subir 1,7% e 1,4%, respetivamente
Calendário económico
O calendário macroeconómico está praticamente vazio hoje. Os investidores continuam com esperanças de que as tarifas de 50% sobre a China, anunciadas pelo Presidente Trump, não entrem em vigor antes de 9 de abril, e que os dois países acabem por chegar a um acordo.
No entanto, os recentes comentários da China mostraram pouco otimismo quanto a esse resultado. Hoje, o Ministério do Comércio da China declarou que nunca aceitaria “chantagem”. Neste cenário, os receios do mercado poderão regressar rapidamente se não surgirem sinais de progresso nas negociações entre Washington e Pequim.
XTB/RÁDIOILHÉU