Os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados em alta esta madrugada – o Nikkei ganhou 0,7%, o S&P/ASX 200 subiu 0,2%, o Kospi subiu 0,3% e o Nifty 50 saltou 0,5%.
Por outro lado, os índices da China registaram quedas na ordem dos 0,1-0,8%. O Hang Seng conseguiu contrariar o sentimento negativo e fechou a sessão a valorizar cerca de 0,1%.
Petróleo: Irão recua nas intenções de retaliação contra Israel
Segundo os meios de comunicação social, o Irão informou os Estados Unidos de que não vai retaliar contra Israel pelo ataque aéreo a Damasco se houver um cessar-fogo em Gaza.
Segundo outros meios de comunicação social, poderá ser alcançado um cessar-fogo temporário em Gaza já esta semana, com o Hamas e Israel a enviarem representantes para as negociações no Egipto.
Como resultado destas notícias, os preços do petróleo começaram a sessão de hoje com um gap de baixa e o Crude está neste momento a recuar mais de 1%, voltando a ser negociado junto da marca dos 85,5$. No caso do Brent, também recuou e está a ser negociado nos 89$.
Calendário económico: Mercados aguardam pelos dados sobre a inflação nos EUA
O calendário económico para o dia de hoje encontra-se relativamente vazio. De manhã, foram conhecidos os dados do relatório da produção industrial alemã para fevereiro, que acabou por ser uma surpresa positiva e desencadeou uma valorização do euro após a publicação. Ao longo do dia os investidores vão estar atentos aos resultados do índice Sentix para a zona euro, mas não se espera que tenha muito impacto no mercado.
Ainda assim, durante esta semana teremos vários dados importantes, começando pelas decisões sobre as taxas do RBNZ, BoC e BCE, bem como a divulgação dos dados da inflação do IPC dos EUA e as minutas da última reunião da FOMC.