Mercados Internacionais
O efeito da vitória do candidato do Partido Republicano, Donald Trump, nas eleições presidenciais nos EUA fez com que a sessão de ontem em Wall Street terminasse com fortes ganhos em todos os índices bolsistas americanos. O Russell 2000 foi o que mais valorizou, com uma subida diária de 5,84%. O Nasdaq subiu 2,95%, o Dow Jones 3,57% e o S&P500 2,53%.
As ações da China e de Hong Kong também estiveram a valorizar esta madrugada, apesar das preocupações generalizadas com a futura presidência de Donald Trump e das expectativas de mais programas de estímulo à economia. Neste momento, o China A50 está a ganhar 2,3% numa base intradiária.
Decisão sobre as taxas de juro nos EUA em destaque
A atenção dos investidores estará concentrada na decisão da Reserva Federal, que vai ser divulgada às 19:00 (hora de Lisboa), sobre as taxas de juro. Espera-se que a Reserva Federal reduza as taxas de juro em 25 pontos base, retomando assim o ciclo de flexibilização monetária que já começou. Como é habitual, às 19:30h, conheceremos os comentários de Jerome Powell, que iniciará a conferência de imprensa após a decisão.