Mercados Internacionais
A recuperação em Wall Street impulsionou os restantes índices mundiais. O US100 está a ganhar mais de 1,5%, com o US500 a subir 1,1%, apesar dos resultados dececionantes da Super Micro Computer: as ações da empresa estão a recuar cerca de 13% após os resultados trimestrais. O índice VIX perde -5% e mantém-se perto da zona dos 23 pts.
Os futuros do Nikkei, JAP225, estão a ser negociados em alta, continuando a recuperação após uma série recorde de quedas desde 1987. Ao mesmo tempo, o iene está a enfraquecer, e o par USDJPY está a valorizar mais de 2% esta sessão, subindo acima dos 147,5.
Na Europa, esta manhã também está a ser marcada por subidas nos índices das blue chips.
Vice-Governador do Banco do Japão comenta as recentes quedas
O vice-governador do banco central do Japão, Shinichi Uchida, comentou que a instituição não irá aumentar as taxas enquanto o mercado estiver instável. De acordo com as suas observações, a aterragem suave dos EUA é provável, mas não 100% certa, mas, por enquanto, Shinichi Uchida não vê grandes mudanças nas economias do Japão e dos EUA. Os benefícios de uma moeda potencialmente mais barata apoiaram as ações japonesas orientadas para a exportação.
Resultados da Super Micro Computer desiludem
A Super Micro Computer (SMCI.US) apresentou resultados trimestrais mais fracos do que as previsões (6,12 dólares contra 8,12 dólares previstos), e as receitas de 5,31 mil milhões de dólares não corresponderam às expectativas de 5,32 mil milhões de dólares. As expectativas de lucro da empresa para o trimestre em curso (7,48 dólares contra 7,58 dólares previstos e 6,5 mil milhões de dólares de receitas contra 5,52 mil milhões de dólares previstos) não corresponderam às previsões.
A Super Micro anunciou um stock-split de 10:1 (efetivo em 1 de outubro de 2024). As margens brutas foram inesperadamente as mais baixas desde 2007; caíram para 11,2% contra 15,5% no trimestre anterior e 17% há um ano.
Para alguns investidores, o relatório da Super Micro foi considerado uma “orientação” sobre a tendência da IA, uma vez que o segundo trimestre da Nvidia não será conhecido até 28 de agosto; após o relatório da SMCI, as ações da Nvidia perdem 2,5% após a sessão dos EUA.