XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 06 de Março de 2026

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
131views

Mercados Internacionais

Os preços do petróleo mantêm-se elevados devido às interrupções no abastecimento através do Estreito de Ormuz:

·       O WTI está próximo dos 90 dólares por barril;

·       O Brent ronda os 84 dólares, acumulando uma subida de cerca de 15% desde o final de fevereiro.

Apesar de algumas tentativas de estabilização, a recuperação prolonga-se já pelo sexto dia desde o início do conflito.

A tensão na região continua a afetar o tráfego marítimo, com vários petroleiros a alterar rotas ou a permanecer parados após ataques iranianos a navios. Embora as forças americanas e israelitas tenham neutralizado lançadores de mísseis e drones iranianos, reduzindo em cerca de 90% a frequência dos ataques, o Irão tem expandido as suas ações para o Azerbaijão e outros alvos regionais.

Entretanto, a China espera que o Irão permita em breve a passagem de navios de GNL, dado que Pequim é o maior comprador de energia da região. Para aliviar a pressão no mercado, os Estados Unidos concederam também à Índia uma derrogação de 30 dias sobre direitos adicionais de importação de petróleo.

Segundo Donald Trump, o Irão terá contactado os Estados Unidos para discutir um possível cessar-fogo, embora as negociações possam demorar algumas semanas a começar. O próximo fim de semana será decisivo: sinais credíveis de diálogo poderão levar a uma queda de 5–10% nos preços do petróleo; caso contrário, é provável uma nova subida.

Calendário económico

O calendário económico de hoje será marcado pela publicação de um dos indicadores económicos mais importantes do mês: o relatório do Non-Farm Payrolls (NFP) dos EUA.

Embora os investidores permaneçam focados nos desenvolvimentos no Médio Oriente, os vários dados agendados para hoje poderiam diminuir ainda mais as expectativas de cortes nas taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed).

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.