XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 05 de Março de 2025

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
269views

Mercados Internacionais

·       Os mercados da região Ásia-Pacífico estão a recuperar, apoiados pela ausência de novos anúncios inesperados durante a conferência de Donald Trump na noite passada.

·       Os ganhos também são impulsionados pela declaração do secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, de que a administração Trump pode reverter algumas tarifas. 

·       As ações da China e de Hong Kong estão a beneficiar também das metas de crescimento económico anunciadas na reunião anual do parlamento chinês.

Mercados reagem com a introdução em vigor das tarifas

Esta semana marca o início do Congresso Nacional do Povo (NPC – a reunião parlamentar anual da China), que decorrerá até 11 de março. A sessão deste ano introduziu uma série de medidas económicas e orçamentais que são cruciais para a política económica do país em 2025.

Os principais objetivos macroeconómicos incluem:

●      O objetivo de crescimento do PIB da China para 2025 mantém-se em “cerca de 5%”;

●      O objetivo da taxa de desemprego urbano está fixado em cerca de 5,5%;

●      O objetivo de inflação do IPC é de cerca de 2%, contra os atuais 3%;

●      O défice orçamental para 2025 foi fixado em 4% do PIB;

●      A China adotará uma política orçamental mais pró-ativa e continuará a aplicar uma política monetária devidamente flexível.

Calendário económico

Hoje, serão publicados vários dados macroeconómicos importantes sobre os EUA. Os investidores vão se concentrar principalmente na publicação do Índice de Serviços do ISM e no relatório de emprego ADP do mercado de trabalho dos EUA.

O consenso para o relatório ADP não indica uma mudança significativa na tendência recente. Espera-se que o emprego em fevereiro aumente em 140.000. No entanto, dadas as políticas voláteis e incertas de Donald Trump, os principais indicadores podem revelar-se mais interessantes. Um desses relatórios de hoje é o Índice de Serviços ISM.

Após os fracos resultados do ISM Manufacturing publicados na segunda-feira, o ISM de serviços pode alimentar ainda mais as preocupações do mercado sobre o risco de abrandamento. 

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.