
Mercados Internacionais
Nos EUA, os índices alargaram as descidas de ontem:
· O sell-off espalhou-se por todo o mercado acionista americano, terminando o dia com perdas consideráveis.
· O S&P 500 caiu 1,2%, tal como o Dow Jones, enquanto o Nasdaq recuou mais de 2,6%.
O sell-off foi o resultado de uma combinação de dados desfavoráveis relacionados com o mercado de trabalho dos EUA e, acima de tudo, os resultados das empresas tecnológicas.
A Amazon apresentou receitas muito fortes e um maior crescimento no segmento AWS nos resultados de ontem, mas o preço das suas ações caiu cerca de 10%, após o fecho do mercado. Os investidores ficaram preocupados com os anúncios de enormes investimentos em inteligência artificial, que poderão atingir cerca de 200 mil milhões de dólares em 2026 e pesar nos fluxos de caixa.
Os mercados acionistas asiáticos também registaram perdas, com o Hang Seng de Hong Kong a cair 1,13% e o ASX 200 da Austrália a perder 2,26% em resposta aos sinais hawkish do RBA, enquanto o Nikkei 225 do Japão subiu 0,29% antes das eleições de domingo e o Shanghai Composite da China ganhou 0,11%.
Calendário económico
O dia de hoje não traz grandes publicações macroeconómicas, dando aos mercados uma breve pausa após um início de semana intenso. Os investidores concentrar-se-ão principalmente em alguns dados importantes.
No Canadá, será divulgado o relatório do mercado de trabalho, nos Estados Unidos será publicado o índice preliminar da Universidade de Michigan e, além disso, as atenções estarão centradas na atividade do sector petrolífero e nos dados do crédito ao consumo.
Os resultados destes lançamentos podem influenciar ligeiramente o sentimento atual do mercado, mas, em geral, espera-se que o dia seja relativamente calmo.
XTB/RÁDIOILHÉU

