XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 06 de Dezembro de 2023

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
441views

Os índices bolsistas da região Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados em alta durante a sessão de quarta-feira. O KOSPI da Coreia valorizou quase 0,19%, enquanto que o Nikkei do Japão subiu 2,01%. O Hang Seng subiu mais de 1,31%.

Na europa, os futuros apontam para uma abertura em alta, com o índice alemão DAX a ser negociado em novos máximos históricos.


Agências de notação de rating mantêm a o rating da economia chinesa

A S&P e a Fitch não alteraram o rating ou a perspetiva sobre a China, depois de a Moody’s ter decidido ontem baixar a perspetiva para negativa.

A Moody’s reviu em baixa as perspetivas de 18 empresas chinesas não financeiras (incluindo a Alibaba e a Tencent).

Calendário Económico

O calendário económico desta quarta-feira, será marcado pela publicação dos resultados das vendas a retalho da zona euro, o discurso do Governador Bailey no BoE, o relatório ADP dos EUA, a decisão sobre a taxa de juro do BoC, bem como os dados da EIA sobre os inventários de petróleo nos EUA.

Entre os vários dados que serão conhecidos hoje, os resultados do ADP nos EUA serão acompanhados de perto. Os investidores vão estar concentrados nos dados do emprego no setor privado para se perceber se o mercado de trabalho continua a dar sinais de fraqueza. Embora a correlação entre o  ADP e NFP tenha se perdido desde o início da pandemia, os resultados de hoje poderão ajudar a moldar as expectativas para os resultados do NFP de sexta-feira.

No lado do Banco do Canadá, não se espera mudanças em relação às taxas de juro, no entanto, será importante perceber as perspetivas do banco em relação à economia, isto porque os dados do último trimestre surpreenderam pela negativa e mostraram que a economia no Canadá contraiu face às expectativas que apontam para um crescimento.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.