Mercados Internacionais
Depois das quedas no mercado japonês na segunda-feira, o dia de hoje está a ser marcado por fortes recuperações. O Nikkei 225 disparou assim que o mercado abriu, de tal forma que foi anunciada uma pausa na negociação após a subida de abertura dos futuros. Durante o dia, o índice registou uma valorização superior a 10,24%. O iene caiu, e a taxa de câmbio do USD/JPY subiu para os 146,00.
Os futuros norte-americanos também seguem a recuperar.
Dados do ISM nos EUA afastam o cenário de recessão
Embora as preocupações dos investidores sobre o risco de recessão global tenham aumentado nas últimas semanas, os dados do trabalho norte-americano sobre o setor dos serviços, publicado ontem, acabou por afastar a ideia de recessão, depois dos dados terem saído ligeiramente acima do esperado, ao mesmo tempo que se mantêm em território de expansão.
Calendário económico – Dados sobre o emprego nos EUA em destaque
O evento mais importante do dia nos mercados da Ásia-Pacífico foi a decisão da taxa de juros do banco central australiano. Como esperado, o Banco da Austrália (RBA) manteve as taxas inalteradas em 4,35%. O banco reiterou o seu comentário sobre a persistência da inflação e acrescentou que todas as opções dentro do mandato causal do banco estão em cima da mesa numa futura reunião do Conselho. O dólar australiano (AUD) está atualmente a liderar os ganhos no mercado cambial geral.
Não estão previstos dados macro importantes para esta sessão. A atenção dos investidores voltar-se-á, portanto, para a publicação de dados trimestrais das empresas.