
Mercados Internacionais
Os índices em Wall Street terminaram a sessão de ontem em terreno positivo; o otimismo foi apoiado pelas expectativas de cortes nas taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed):
· o S&P 500 e o Dow Jones subiram 0,8%, atingindo novos máximos históricos
· Nasdaq subiu 1%
· Russell 2000 subiu 1,3%
O sentimento foi reforçado pelos dados mais fracos do mercado de trabalho nos EUA – o relatório ADP mostrou um menor crescimento do emprego. Os investidores estão agora à espera do relatório oficial do BLS, que poderá confirmar a necessidade de cortes nas taxas.
Calendário económico
O último dia desta semana será um dos dias mais importantes em termos de calendário económico – principalmente devido à publicação dos dados do mercado de trabalho nos EUA:
· O relatório de emprego NFP será acompanhado de perto, uma vez que irá moldar as expectativas em relação a novas decisões da Fed. Se os dados forem mais fracos do que o previsto, os investidores deverão esperar mais cortes nas taxas de juro para este ano, o que enfraquecerá o dólar e, simultaneamente, apoiará os índices de ações e o ouro. Pelo contrário, uma leitura mais forte fortalecerá o dólar e aumentará as yields das obrigações.
· As publicações europeias também atrairão a atenção – principalmente as encomendas industriais alemãs e as revisões do PIB e dos dados das vendas a retalho na zona euro. Estes dados serão importantes para avaliar a situação da economia alemã e de toda a zona euro.
· Igualmente importantes serão as leituras do Canadá relativas ao mercado de trabalho. Estas podem afetar a taxa de câmbio do dólar canadiano (CAD), especialmente no contexto da decisão do Banco do Canadá sobre potenciais cortes nas taxas de juro no final do ano. Isto é particularmente importante no contexto da crescente deterioração da condição da economia canadiana.
XTB/RÁDIOILHÉU

