Os índices de Wall Street terminaram a sessão de ontem em baixa. O S&P 500 caiu 0,12%. O Dow Jones desceu 0,25%, o Nasdaq desceu 0,41% e o Russell 2000 desceu 0,10%
Os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados de forma mista- o Nikkei valorizou 0,1%, o S&P/ASX 200 caiu 0,1%, o Kospi desceu 0,8%, o Nifty 50 desceu 0,3% e os índices da China foram negociados em alta
Os futuros do DAX apontam para uma abertura em baixa esta manhã
Bitcoin cada vez mais próximo de novos máximos históricos
A Bitcoin continua a valorizar e atingiu recentemente um máximo diário perto dos 68.700$ durante a sessão asiática. Neste momento, a principal criptomoeda está a pouco mais de 3% de atingir novos máximos.
Calendário económico: Investidores atentos aos dados do ISM nos EUA
A sessão de hoje será marcada pela publicação dos dados do ISM nos EUA referente ao setor dos serviços, depois dos dados sobre a indústria terem surpreendido ao mostrarem uma queda significativa na atividade industrial, será a vez dos serviços.
Até agora temos observado que o setor dos serviços e imobiliário nos EUA têm sido os responsáveis pelas pressões sobre os preços. No caso do setor dos serviços, este representa cerca de 80% da economia americana e será importante para se perceber a resiliência do setor tendo em conta o atual ambiente macro hostil.
Para além dos dados do ISM, durante a manhã serão conhecidos os dados finais dos PMIs na Europa que deverão também ser acompanhados de perto de poderão ajudar os decisores de política monetária, neste caso o BCE, a ajustar as suas políticas monetárias, isto se os PMIs sobre as principais economias continuam a dar sinais de fraqueza. É importante também recordar que esta semana teremos a decisão do BCE. Embora não se espere alterações sobre as taxas de juro, este tipo de dados é importante para as próximas decisões acerca da trajetória dos juros.